Angel's Dream
(Em memória do meu avô Darcy Saba e do meu amigo Júlio Gamarra)

English

Angel's Dream Cover

 making off

the songs

A Capa  primeiras (e últimas) palavras

Angel's Dream foi gravado ao vivo direto para um gravador digital DAT no Estúdio Aquilante (Rio de Janeiro - Brasil), meu estúdio pessoal. Exceto por duas faixas onde meu "irmão" Beto Frega tocou piano, todos os outros instrumentos foram tocados por mim e gravados para um computador (PC 486 and Pentium) com o programa Cakewalk Pro Sequencer.
Isto feito, eu acrescentei as guitarras, sem edições ou overdubs enquanto gravava no gravador DAT. A razão que me levou a gravar desta forma, foi para trazer para o ouvinte, o som real de uma guitarra tocada ao vivo, sem truques (o que você ouve foi realmente tocado). Este tipo de gravação ao vivo não é comum, mas eu acho muito chato ouvir um álbum tocado inteiramente por computadores. No meu CD você pode ouvir os erros.

MySelf in the good old says playing an Ovation 1621

Não há problema com erros. Pessoas falham e o maior problema é que a maioria não reconhece. Eu não sou perfeito - claro que eu sei disso - e eu adoro as pessoas que sabem reconhecer que ninguém é perfeito.

As músicas no álbum, contam estórias sobre pessoas, amor e vida. O uso de sintetizadores torna possível trabalhar como uma orquestra - cordas, metais e percussão - ou como uma banda de rock - bateria, baixo e teclados. Você pode ouvir um Minueto tocado apenas pela guitarra sintetizada ou um trabalho orquestral para um balé infantil chamado "Suíte ACigarra E A Formiga".Todas as músicas são inéditas (registradas pela BMG Arabella) à exceção da primeira parte do Minueto (escrita por Roberto de Viséo) e um arranjo livre para "Malagueña de Lecuona". Eu usei diferentes tipos de guitarras e violões, mas a principal foi construída especialmente para mim e é conectada a sintetizadores. Este tipo de conexão torna possível que sejam tocados até doze sons sintetizados mais o som original da guitarra de uma só vez. Claro que é um pouco difícil saber qual som sintetizado foi tocado ao vivo, mas se você ouvir com atenção acabará descobrindo. Quanto ao som da guitarra você não tem nenhuma opção além de dizer: ao vivo.

Eu vejo a Música Progressiva como algo diferente do Rock Progressive Rock dos anos 70. Prá mim - e alguns amigos - não é somente misturar música clássica e rock. Não é somente uma mistura. Música Progressiva precisa vir do coração. Precisa ir direto ao coração do ouvinte. Não há outra forma. Eu fiz assim e estou satisfeito em poder apresentar o resultado deste trabalho. Foi feito do meu coração para o seu.

Se você gosta de Rock Progressivo, World Music ou simplesmente Boa Música você vai gostar deste CD.

Todas as fotos © 1996 Alex Saba
Todas as músicas do CD publicadas pela Editora Musical BMG Arabella ltda

 

making off

making off
 

Tive muitos problemas antes de lançar este álbum, e quis compartilhar com você.

O " bureau" (MCK) responsável pela masterização e fotolitos, falhou ao não verificar uma música. Ele "queimaram" o começo dela. Também aconteceram problemas com as cores da capa. O resultado final, não ficou como eu havia feito. No meu original, as cores eram mais escuras e a foto na capa mais parecida com uma pintura. Tudo isso foi perdido.

Escrevi esse diário, como lembrete para meus advogados caso processasse a MCK e lembre-se que estávamos em 1996 (não havia BLog) e mesmo com a internet ainda engatinhando, o fato dessa página existir, foi um dos motivos da rápida mudança de posição da MCK. Além disso, pensei que se você lesse o que aconteceu, e você estiver pensando em lançar seu CD, com certeza haverá aqui alguma coisa de interesse. Você também pode me escrever se preferir.

 

29 Julho
03 Agosto
1997

Estamos na Rio CDexpo 97!
Angel's Dream presente em 3 estandes!!!
No da On Stage, na Sonhos e Sons e na Central dos Independentes

16-17
Julho
1997

FINALMENTE: ANGEL'S DREAM está nas lojas!!
Veja também na Rio CD EXPO97 de 29/7 a 3/8.
Parabéns a todos os que de uma forma ou de outra colaboraram em especial Taciano da MCK!

15
Julho
1997

O telefone toca. Eu atendo e uma voz grave fala: "Os CDs chegaram!"
Era meu pai me avisando que os CDs havia, sido entregues. Só amanhã de manhã é que poderei verificar como é que ficaram. Uma nova jornada começa!

14
Julho
1997

Grandes novas em um EMail de Taciano: a SONOPRES já os colocou na transportadora!
A previsão é de estarem aqui em dia 16!! Passarei as novas para Pasquale da PennyLane.
Aguardemos!

08
Julho
1997

Ainda nada! O prazo já passou e nenhuma noticia da SONOPRES!
Taciano havia pedido para que eu enviasse duas cópias do CD para ele pois não veria o produto final que sai direto de Manaus para mim, portanto ele também não deve saber de nada, mas amanhã receberá um e-mail meu!

20
Junho
1997

Surprêsa!! Recebi o CDR da MCK. Quando liguei para o Taciano (Diretor) ele me informou que uma cópia novinha da master havia sido enviada para a Sonopress (a fábrica).
As boas novas são que esperaremos de 10 a 15 dias para a nova tiragem re-masterizada do CD Angel's Dream estar disponível. Vamos iniciar a contagem regressiva.

10
Junho
1997

Recebi as novas provas da capa!!! Agora nós temos uma ARTE DE CAPA. Taciano e Natanael fizeram um bom trabalho. Mandei um EMail para eles e espero que me liguem até amanhã. Pasquale (da "Penny Lane") está trabalhando para fazer o lançamento internacional do CD. Breve terei mais notícias sobre isso.

02-05
Junho
1997

O diretor da MCK (Sr.Taciano) está fazendo de tudo para sair um bom trabalho.
Nós nos falamos por telefone algumas vezes esses dias. As provas que eles me mandaram estavam ruins por causa das diferenças entre monitores e impressoras. Vendo as impressões que enviei esclareceu isso. Eles haviam feito uma cópia exata do meu trabalho. As fotos (você pode vê-las aqui) não eram visualizadas dessa forma no monitor deles. Eles usam monitores profissionais "balanceados" e eu uso um comum (Samsung SyncMaster 3Ne). Então estou esperando pelas novas provas baseadas nas minhas cores. (Da próxima vez eu mandarei logo uma cópia impressa com os disquetes)

03
Junho
97

Hoje é o primeiro "aniversário" de espera do CD (veja Junho/03/96)

30
Maio
1997

Recebi uma péssima prova da arte da capa. Decidi enviar para a MCK minha própria prova, impressa no estúdio (com uma Canon BJC600) com as cores que eu penso (e quero) serem as corretas. Enviei uma cópia também para o PROCON. Agora todos verão o que eu vejo.

19
Maio
1997

O pessoal da MCK ligou novamente. Eles estão com problemas com as fotos (com certeza não é meu). Eles irão imprimir as provas hoje e enviaram para aprovação (ou não). Vamos esperar um pouco mais.
Fiz alguns contatos pela Web para lojas que poderiam vender o CD, mas não fi

14
Maio
1997

Segundo Passo: ...(antes de fazer algo). Um dos diretores da MCK ligou para mim. Pediu desculpas pelos erros, disse que eu tinha razão e que eu enviasse o CD de referência. Expliquei que todo o material estava com eles. Falou que ia procurar lá por dentro então. No princípio da tarde eles me enviaram um fax com o pedido de desculpas, igualmente enviado ao PROCON.

12
Maio
1997

Primeiro Passo: fui ao PROCON e contei o que estava acontecendo com o CD. D.Mara, imediatamente pegou o telefone e ligou para MCK, falou com eles e enviou por fax o formulário em que eu descrevia minha queixa. Ela me disse para aguardarmos um semana. Findo este prazo, iríamos para a justiça. Gostei da firmeza, portanto aguardarei.

Esta home page era originalmente apenas em inglês, mas por causa das inúmeras reclamações, criei em 7/junho/97 esta versão em português.
Foi cansativo passar todo o texto prá português, daí resolvi deixar até aqui essa história.
Na versão em inglês, você poderá ler a história completa.
Se você estiver muito curioso, mande-me um e-mail que eu conto o que aconteceu antes.

03
Junho
1996

Enviei o primeiro pagamento para a fábrica e o material (disquetes da capa e fita DAT)

the songs

 as músicas comentadas
 
Minhas músicas contam estórias sobre pessoas, vida e sentimentos.
Espero que você as aprecie já que foram feitas para você.
 

1. Overdose

é uma música para um amigo muito especial, com um gosto musical um pouco "over" para o meu gosto, mas nem por isso deixando de ser um grande amigo.

2. Dick Tracy

foi tocada via modem com meu "irmão" Beto Frega que estava em Curitiba.

3. Amanhecer

Dia após dia, noit após noite, isto é a vida... Isso é que é a sua vida? (Agradecimentos especiais a Peter Gabriel pela grande idéia de gravar a primeira versão antes do jantar).

4. 702

Essa música foi escrita para uma menina que morava no apartamento em frente a meu e que passava os dias na janela, no telefone, falando com seu namorado.

5. Vincent - O Abutre

foi escrita para o ator Vincent Price e o comediante Jerry Lewis. Esta aqui foi gravada apenas uma vez e de uma vez.

6. Parkiño

para meu pequeno anjo. A primeira idéia era fazer um música alegre, mas o menino ficou doente e minha alegria foi embora. Toquei muitas vezes tentando entender porque crianças precisam ficar doentes.

7. Harlekin (Malagueña de Lecuona)

é um arranjo bem livre de Malagueña. Escrevi como um tributo a alguns músicos latinos e minha própria origem. Você pode ouvir uma citação a La Fiesta de Chick Corea, "violinos em tango" lembrando o grande Astor Piazzola; e um duelo de percussão "a la" Santana. O solo de orgão árabe (será que existe esse instrumento?) é uma lembrança do meu avô Darcy.

8. Estudo # 1

tem uma estrutura clássica que misturada com a guitarra, é muito divertida de tocar.

9. Suite - The Cicada and the Ant

é um balé baseado na fábula infantil A Cigarra e A Formiga, mas com um final trágicoe diferente: a morte da Cigarra e seu funeral. A guitarra sintetizada é muto usada aqui, tocando todas as melodias.

10. Curitiba

Esta música é dedicada a meu "irmão" Beto, Sr.Orlando, Sr.Mario e todos os meus amigos de lá.

11. Martini Seco

é uma das minhas músicas mais antigas. Foi escrita para o saxofonista Paul Desmond, que dizia: "Espero que meu sax tenha o mesmo efeito que um martini sêco". Eu cocordo.

12. Xuxu - The Clown

uma música sobre o que há dentro do coração de um palhaço e dedicada a um muito especial que me ensinou uma difícil e importante lição.

13. Angels Can´t Sleep (But can Fly)

uma música em três partes que conta a estória de um anjo que desce à Terra e todo o trabalho duro que ele (ou ela) tem com a humanidade.

14. Paranoia’s Blues

para aqueles momentos em que temos que "escalar uma montanha" mas nossos pensamentos ficam em outro lugar (um boteco, uma cerveja numa mão e olhando algumas belas garotas).

15. Minueto - Part I & II

é dedicada a meu professor Sergio de Pinna. A primeira parte é um original do compositor clássico Roberto de Viséo e a outra, algumas variações da minha autoria. Esta música foi inteiramente tocada ao vivo, não há nenhum sequencer, apenas a guitarra sintetizada.

16. The Untold Story of Arthur, The King

conta a estória do Rei Arthur (o homem de Camelot) e seu (pouco conhecido) ódio por Lancelot. É dedicada a um cara mau.

17. Mr.Davis

uma música dedicada a três grandes gênios musicais: Miles Davis, Jaco Pastorius e Tom Jobim.

© 1999-2004 Alex Saba
Todas as músicas do CD publicadas pela
Editora Musical

 

 

Brancaleone
Records

Brancaleone Records